A Profissão de Apresentador de televisão

Apresentação em televisão

Gosta do ambiente televisivo e sempre aspirou em ser tornar um apresentador de televisão? Venha descobrir se tem tudo o que é preciso para o ser e como fazê-lo.

O que é Apresentação em televisão?

Um apresentador de televisão é aquele que conduz a emissão de um programa musical, de entretenimento, programa jornalístico…, introduzindo aos telespectadores os convidados ou participantes dessa mesma emissão.

Conduz também entrevistas aos vários convidados do programa e segue um alinhamento específico. Exige uma preparação prévia em estúdio para que a emissão corra conforme o previsto, principalmente em programas em directo ou ao vivo.

O que é preciso para ser um bom apresentador de televisão

Para se ser um bom apresentador de televisão é necessário ter um grande poder comunicativo, ser-se afável, simpático, criar empatia com o público, ter muita segurança e ter uma boa dicção.

Tem que ser-se dedicado, uma vez que este trabalho exige uma boa preparação não só em estúdio, mas também em emissões em directo e no exterior.

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho devido à crise, não é de todo o mais favorável, mas com a chegada de cada vez mais canais de televisão portugueses, principalmente canais pagos, existe uma maior possibilidade de conseguir alcançar a apresentação em televisão.

Os estágios são fundamentais para se conseguir entrar num destas estações de televisão, assim como participação em castings, por exemplo, para selecção deste tipo de profissionais.

Tenha sempre em conta, que se é esta a profissão que quer desempenhar no futuro, que é necessário trabalhar muito, e não será logo de inicio que irá conseguir apresentar um programa.

Terá de efectuar algum trabalho nos bastidores para se qualificar ao lugar. Ter uma boa imagem, ser simpático e acessível e ser-se dedicado levará a que um dia consiga o que sempre sonhou.

Os cursos e escolas

Para se tornar apresentador de televisão, tem que se tirar o curso de ciências da comunicação e optar pelas disciplinas que estejam mais relacionadas com a comunicação em televisão  e cinema, ou caso exista a opção, escolher logo a vertente de cinema e televisão.

Estes são os cursos existentes em Portugal, em universidades privadas e públicas.

Ciências da Comunicação:

  • Universidade da Beira Interior
  • Universidade do Minho
  • Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
  • Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Escola de Ciências Humanas e Sociais
  • Universidade do Algarve – Escola Superior de Educação e Comunicação de Faro
  • Instituto Superior da Maia
  • Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões
  • Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia
  • Universidade Fernando Pessoa

Ciências da Comunicação e da Cultura

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Universidade Lusófona do Porto

Ciências da Comunicação e Marketing

  • Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares – Almada
  • Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares – Mirandela

Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia

  • Universidade do Porto – Faculdade de Letras

Comunicação e Jornalismo

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Jornalismo

  • Universidade de Coimbra – Faculdade de Letras
  • Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Comunicação Social
  • Instituto Superior de Novas Profissões

Jornalismo e Comunicação

  • Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Educação

O que poderá fazer após o curso

Após a licenciatura deverá procurar por estágios na área pretendida: a televisão. Através das faculdades e universidades poderá conseguir oportunidades semelhantes, uma vez que a maioria dos professores trabalha no meio.

Caso não tenha conhecimento, pesquise pelas principais estações de televisão que decerto irá conseguir um estágio à sua medida.

Participe também em castings de selecção de apresentadores para programas infanto-juvenis, ou para jovens, tão publicitados hoje em dia nos meios de comunicação social.

Pode também se especializar na área tirando cursos e workshops como por exemplo na Etic, o Curso de 3 meses de apresentador de Tv, Rádio e Eventos (http://www.etic.pt/#/cursos/apresentador_de_tv_radio_e_eventos) ou no Instituto de Comunicação e Multimédia o curso igualmente de 3 meses de Curso de Formação de Apresentadores e Locutores para a Televisão (http://www.meioscom.pt/index.php/formacao/cursos-20102011/93-curso-de-formacao-apresentadores-e-locutores-para-a-televisao).

Para além dos cursos pode sempre continuar com a sua formação e optar por um mestrado nesta área específica.

A grande maioria das universidades abrange essa possibilidade. O importante é nunca desistir, continuar a sua formação, aparecer em castings, ou seja dar mostras do valor que tem enquanto apresentador de televisão, e decerto que um dia irá alcançar o seu sonho.

  

Links Patrocinados

Deixe o seu Comentário

Blog Categories